A tese geral do Coletivo ParaTodas é a de que o Feminismo é no plural e precisa abarcar toda a diversidade de mulheres brasileiras, em todos os espaços.
O Coletivo ParaTodas é um coletivo feminista de movimento estudantil que surge da necessidade das mulheres do Coletivo ParaTodos de se auto organizarem para que assim pudessem ocupar os espaços e entidades e debater gênero, machismo e sexismo, e contudo empoderar as mulheres estudantes de todo o país.
O Coletivo ParaTodos desde sua fundação teve mulheres como lideranças, mas ao mesmo tempo os homens eram maioria na direção. Na primeira gestão do Coletivo na UNE só uma mulher compunha a bancada da ParaTodos e o Coletivo ParaTodas foi o maior instrumento que as mulheres do ParaTodos tiveram para ajudar no crescimento da participação das mulheres nas gestões da UNE e das entidades estaduais.
A tese geral do Coletivo ParaTodas é a de que o Feminismo é no plural e precisa abarcar toda a diversidade de mulheres brasileiras, em todos os espaços. Somos um grupo auto-organizado, mas que também trabalha com espaços mistos.
Com o entendimento de que os espaços auto-organizados são para acolhimento e discussão de assuntos mais complexos, as mulheres do Coletivo se colocam também como instrumento de formação e desconstrução do machismo e da cultura patriarcal do movimento estudantil, dos espaços que ocupamos e da sociedade.
Como um Coletivo composto por jovens estudantes trabalhadoras, o ParaTodas também entende a necessidade do recorte de classe forte, e leva essa discussão a todos os espaços nacionais e regionais que ocupa, saudando e trabalhando em prol de um feminismo que será ParaTodas ou não será.
Defendemos um país cada vez mais justo e igualitário para as mulheres, com avanços de direitos e garantias no que tange a necessidade que possuem mulheres jovens, estudantes e trabalhadoras de estarem, sobretudo, no centro do debate social.
Viemos das fileiras das lutas das estudantes de todo o país que não se calaram e não se calam às opressões do machismo e da sociedade patriarcal. Representamos e estamos ao lado das mulheres e meninas da classe trabalhadora brasileira afirmando em coro que o Feminismo é a luta das mulheres e que o mundo é ParaTodas!
Faça o download da cartilha e descubra mais sobre o Coletivo ParaTodas, um coletivo feminista do movimento estudantil que busca promover a igualdade de gênero e combater o machismo e o sexismo.
Coordenadora Nacional da ParaTodas e Diretora da Coordenação de Cultura e Arte da UNE
Secretária Nacional da Juventude do PT e ex Coordenadora da ParaTodos
1º Diretora de Universidades Privadas da UNE
Diretora de Políticas Públicas para Juventude da UNE
Diretora LGBT da UNE
O Coletivo ParaTodos desempenha um papel fundamental na União Nacional dos Estudantes (UNE), buscando ativamente ocupar espaços, promover debates e lutar por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos os jovens estudantes trabalhadores do país.
Desde a gestão 2009/2011, quando conquistamos uma vaga na direção executiva da UNE, o Coletivo tem trabalhado incansavelmente para representar e defender os interesses dos estudantes.
O Coletivo ParaTodos é uma importante força dentro da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), atuando na defesa dos direitos dos estudantes secundaristas e promovendo a inclusão, igualdade e participação de todos. Com suas propostas e ações, o ParaTodos busca fortalecer o movimento estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e democrática. O Coletivo ParaTodos na UBES representa a diversidade e pluralidade dos estudantes secundaristas, trabalhando em conjunto para garantir uma voz unificada e atuante em prol dos direitos estudantis.