PARATODAS

A tese geral do Coletivo ParaTodas é a de que o Feminismo é no plural e precisa abarcar toda a diversidade de mulheres brasileiras, em todos os espaços.

As mulheres estudantes que constroem um novo Brasil

O Coletivo ParaTodas é um coletivo feminista de movimento estudantil que surge da necessidade das mulheres do Coletivo ParaTodos de se auto organizarem para que assim pudessem ocupar os espaços e entidades e debater gênero, machismo e sexismo, e contudo empoderar as mulheres estudantes de todo o país.

O Coletivo ParaTodos desde sua fundação teve mulheres como lideranças, mas ao mesmo tempo os homens eram maioria na direção. Na primeira gestão do Coletivo na UNE só uma mulher compunha a bancada da ParaTodos e o Coletivo ParaTodas foi o maior instrumento que as mulheres do ParaTodos tiveram para ajudar no crescimento da participação das mulheres nas gestões da UNE e das entidades estaduais.

A tese geral do Coletivo ParaTodas é a de que o Feminismo é no plural e precisa abarcar toda a diversidade de mulheres brasileiras, em todos os espaços. Somos um grupo auto-organizado, mas que também trabalha com espaços mistos. 

Com o entendimento de que os espaços auto-organizados são para acolhimento e discussão de assuntos mais complexos, as mulheres do Coletivo se colocam também como instrumento de formação e desconstrução do machismo e da cultura patriarcal do movimento estudantil, dos espaços que ocupamos e da sociedade.

Como um Coletivo composto por jovens estudantes trabalhadoras, o ParaTodas também entende a necessidade do recorte de classe forte, e leva essa discussão a todos os espaços nacionais e regionais que ocupa, saudando e trabalhando em prol de um feminismo que será ParaTodas ou não será.

Defendemos um país cada vez mais justo e igualitário para as mulheres, com avanços de direitos e garantias no que tange a necessidade que possuem mulheres jovens, estudantes e trabalhadoras de estarem, sobretudo, no centro do debate social.

Viemos das fileiras das lutas das estudantes de todo o país que não se calaram e não se calam às opressões do machismo e da sociedade patriarcal. Representamos e estamos ao lado das mulheres e meninas da classe trabalhadora brasileira afirmando em coro que o Feminismo é a luta das mulheres e que o mundo é ParaTodas!

Baixe agora a cartilha ParaTodas

Faça o download da cartilha e descubra mais sobre o Coletivo ParaTodas, um coletivo feminista do movimento estudantil que busca promover a igualdade de gênero e combater o machismo e o sexismo.

Mulheres dirigentes do ParaTodos

Julia Kopf

Coordenadora Nacional da ParaTodas e Diretora da Coordenação de Cultura e Arte da UNE

Nadia Garcia

Secretária Nacional da Juventude do PT e ex Coordenadora da ParaTodos

Camila Pedrosa

1º Diretora de Universidades Privadas da UNE

Aline Lopes

Diretora de Políticas Públicas para Juventude da UNE

Stefany Tavares

Diretora LGBT da UNE

ParaTodos na UNE

O Coletivo ParaTodos desempenha um papel fundamental na União Nacional dos Estudantes (UNE), buscando ativamente ocupar espaços, promover debates e lutar por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos os jovens estudantes trabalhadores do país.

Desde a gestão 2009/2011, quando conquistamos uma vaga na direção executiva da UNE, o Coletivo tem trabalhado incansavelmente para representar e defender os interesses dos estudantes.

ParaTodos na UBES

O Coletivo ParaTodos é uma importante força dentro da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), atuando na defesa dos direitos dos estudantes secundaristas e promovendo a inclusão, igualdade e participação de todos. Com suas propostas e ações, o ParaTodos busca fortalecer o movimento estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e democrática. O Coletivo ParaTodos na UBES representa a diversidade e pluralidade dos estudantes secundaristas, trabalhando em conjunto para garantir uma voz unificada e atuante em prol dos direitos estudantis.