HISTÓRIA NA UNE

Explorando a Trajetória do Coletivo ParaTodos na UNE

Com a tese “UNE ParaTodos”, o Coletivo, que ainda tinha sua bancada pequena, conseguiu uma vaga na direção executiva da entidade na gestão 2009/2011, Walisson de Minas Gerais, como Diretor de Políticas Educacionais, e cinco vagas no pleno, com a Anne do Amazonas como Diretora de Meio Ambiente, Tiago, do Mato Grosso, como 2º Diretor de Universidades Públicas, Fábio, do Rio de Janeiro, como Diretor de Políticas Públicas para Juventude, Fernando, da Bahia, como 1º Diretor de Políticas Públicas para Juventude, e Carlos Bonora, do Rio Grande do Sul, como Diretor de Memória do Movimento Estudantil.

Em 2011 o Coletivo ParaTodos foi para o seu segundo congresso da UNE, o 52º Congreso da entidade, em Goiânia – GO, com a tese “UNE ParaTodos” e uma bancada maior e mais fortalecida que em 2009, conseguindo uma vaga na executiva, com Ângelo, de Pernambuco, como 2º Vice Presidente, uma vaga para o pleno qualificado com Landi, de São Paulo, como Diretor de Memória, que depois passou a ser de Lelo, também de São Paulo e quatro plenos com Mathias, do Acre, como Diretor de Meio Ambiente, Carlos Furtado, do Rio de Janeiro, como 1º Diretor de Universidades Privadas, Andreza e Yuri Gomes, do Distrito Federal, que dividiram a 1° Direção de Políticas Públicas para Juventudes e eu Rafaela Cruz, da Bahia, que tinha a 2° Direção de Universidades Públicas.

Com a tese “Lá vou eu lutar por uma universidade ParaTodos”, o Coletivo chegou para o 53º Congresso da UNE de 2013, em Goiânia – GO, com uma bancada grande, conseguindo assim duas vagas na executiva, sendo Ronald Sorriso, do Rio de Janeiro, o 2º Vice Presidente e Pedro Paulo, de São Paulo, como Diretor de Políticas Educacionais. Além de Marcelo, da Bahia, que dividiu a direção de Memória com Fabrício, do Mato Grosso, e Ramiro, do Rio Grande do Sul, que dividiu a direção de Políticas Públicas para Juventude com Deryk, de Goiás. Completando a direção nacional do Coletivo e da UNE, as nortistas Rute e Lisarb, de Roraima, e Matheus (Popoto), de Pernambuco, como Diretores de Meio Ambiente e o carioca, Carlos Furtado, como Vice Diretor Rio-Espírito Santo.

“A UNE é do trabalhador”, essa foi a tese de 2015 do Coletivo ParaTodos para o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Goiânia – GO, com uma das maiores bancadas de sua história e com a força dos estudantes trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil. Ao fim do Congresso, o Coletivo garantiu duas direções executivas, com Tamires, de São Paulo e Vinicyus, do Rio de Janeiro, como 1º tesoureiro. Garantimos também três diretores plenos qualificados, Augusto, da Bahia, Diretor LGBT, Amanda, do Paraná, Diretora de Mulheres, Ranyelle, do Ceará, Diretora de Políticas Públicas para a Juventude. E os diretores Messias, do Rio de Janeiro, Vice Diretor Rio-Espírito Santo, Samara, do Amazonas, Diretora de Meio Ambiente e Marillia, do Rio Grande do Sul, Diretora de Memória, no pleno da entidade.

No último Congresso da União Nacional dos Estudantes, 54ª edição que aconteceu em 2017 na cidade de Belo Horizonte – MG, com a maior bancada da história do Coletivo e a tese “Fazer valer nosso suor”, o ParaTodos conseguiu garantir duas cadeiras executivas, Erika, do Rio de Janeiro, começou a gestão como 1ª Vice Presidente, cargo inédito para o Coletivo, mas teve que se afastar por questões de saúde e Nathalia, também do Rio de Janeiro, assumiu o cargo, e Cajuh, da Bahia, como 2ª Diretora de Universidades Públicas. Como Diretores do pleno qualificado da entidade temos, Dyanne, de Pernambuco, Diretora de Assistência Estudantil, Florentino, do Rio Grande do Norte, Diretor LGBT e Susane e Alexandre, do Rio de Janeiro, que dividiram a diretoria de Meio Ambiente. Além de Bell, de São Paulo, Diretora Jurídica, Henrique, do Paraná, Diretor de Políticas Públicas para Juventude, Denise, do Distrito Federal, 3ª Diretora de Mulheres e Vinicyus, do Rio de Janeiro, Tesouraria, que compõem o pleno na gestão atual.

ParaTodos na UBES

O Coletivo ParaTodos é uma importante força dentro da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), atuando na defesa dos direitos dos estudantes secundaristas e promovendo a inclusão, igualdade e participação de todos. Com suas propostas e ações, o ParaTodos busca fortalecer o movimento estudantil, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e democrática. O Coletivo ParaTodos na UBES representa a diversidade e pluralidade dos estudantes secundaristas, trabalhando em conjunto para garantir uma voz unificada e atuante em prol dos direitos estudantis.

ParaTodas

O Coletivo ParaTodas é um movimento feminista estudantil, que surge da necessidade das mulheres do Coletivo ParaTodos de se auto organizarem para debater gênero, machismo e sexismo. Buscamos empoderar estudantes por todo o Brasil, atuando na formação política destas jovens mulheres e incentivando que ocupem espaços de liderança nas entidades locais, estaduais e nacionais.