O Movimento Estudantil é uma experiência enriquecedora que proporciona aprendizados inestimáveis, definitivamente, a melhor escola que se possa ter!
Durante minha adolescência, iniciei no movimento secundarista e, posteriormente, adentrei o universitário. A sorte me sorriu, pois a maioria dos congressos ocorreram na região do cerrado goiano, o que facilitou meu acesso e despertou meu encantamento. Nesse tempo vi mudanças reais acontecer para os estudantes brasileiros fruto da luta do movimento, isso nos mostra que a jornada é dura, mas vale a pena!
No ano em que deixava para trás a juventude, fui convidada a coordenar a Juventude da CNB, sendo também responsável pelo grandioso Paratodos. Essa jornada foi repleta de momentos surreais, altos e baixos, emoções intensas e a necessidade de manter a calma, ter muito sangue frio, quando, na verdade, desejava desaparecer. Porém, a responsabilidade falava mais alto, e eu prossegui. Não o fiz por mim ou pelo meu estado, mas por algo que me marcou profundamente: as pessoas incríveis que tive o prazer de conhecer e conviver. Pessoas jovens com sonhos grandiosos, que persistem e resistem.
O Paratodos só cresce e sempre que pensavam que estávamos adormecidos, surgíamos de lugares inimagináveis, mais forte e orgânico! Eu sigo acreditando nesse movimento que é do tamanho do Brasil. E agradeço todo dia por ter tido essa oportunidade.
Que o Paratodos tenha uma longa vida!!
Ludmilla Barreto, membra da Direção Nacional do PT e ex coordenadora nacional do Coletivo ParaTodos