PELO ADIAMENTO DAS

ELEIÇÕES DO DCE-USP

MARCADAS PARA A MESMA SEMANA DO CONGRESSO DA UEE-SP

ABAIXO-ASSINADO PELO ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES DO DCE-USP QUE ESTÃO COINCIDINDO COM O CONGRESSO DA UNIÃO ESTADUAL DOS ESTUDANTES.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ao assinar este abaixo-assinado seu nome e cidade constarão de uma lista abaixo do texto do abaixo-assinado a ser entregue para as autoridades competentes bem como utilizado pelo movimento ParaTodos e suas principais lideranças para mobilização da pauta. Ao enviar o formulário, você confirma que está de acordo com nossa política de privacidade.


OS ESTUDANTES QUEREM VOTAR, LUTAR E PARTICIPAR DE TUDO!

Nós, estudantes da Universidade de São Paulo, manifestamos nossa preocupação com a coincidência das datas entre as eleições do DCE-USP e o Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), ambos previstos para a mesma semana de agosto.

Essa sobreposição compromete gravemente a participação dos estudantes da USP em dois espaços históricos de construção política do movimento estudantil. O movimento estudantil da USP sempre teve um papel fundamental na formação de lideranças, na formulação de projetos de sociedade e na condução das lutas estudantis em São Paulo e no Brasil. Não por acaso, o Congresso da UEE-SP que antecedeu o emblemático Congresso da UNE de Ibiúna, em 1968, foi realizado no CRUSP, em plena ditadura, com ampla mobilização estudantil.

Mais de cinquenta anos depois, impedir que os estudantes da USP participem plenamente do Congresso da entidade estadual é um erro político que só enfraquece a nossa voz. E enfraquece todas as organizações de movimento estudantil, as que estão na atual gestão do DCE e na oposição da UEE-SP e as que estão na atual gestão da UEE-SP e na oposição do DCE. Isso porque é uma injustiça com o estudante da USP, que é acostumado a participar politicamente de ambos os espaços, com maior ou menor adesão.

A escolha entre participar das eleições locais ou da principal instância estadual do movimento estudantil não deveria ser imposta a ninguém. É da responsabilidade das direções estudantis não permitir que esta imposição aconteça. O estudante quer votar, lutar e partipar… e as entidades estudantis devem estimular isso. Não impedir jamais!

Por isso, propomos que, em nome da coerência histórica, da democracia e do fortalecimento do movimento estudantil como um todo, a atual gestão do DCE reconsidere, com bom senso, o adiamento das eleições para uma data que permita a participação ativa dos estudantes nos dois processos.

Este não é um chamado de oposição ou confronto por parte de nós do ParaTodos USP. É um apelo ao bom senso, à razoabilidade e ao compromisso com a história que construímos juntos — estudantes e movimento estudantil. Para que o DCE da USP não seja lembrado como aquele que escolheu dividir quando poderia ter somado.

Assine este abaixo-assinado e ajude a pressionar e convencer as entidades estudantis e o DCE pelo adiamento das nossas eleições, que podem se dar em outubro ou novembro, sem prejuízo do calendário de lutas que iremos cumprir.

Convidamos outros coletivos, centros acadêmicos e entidades a encamparem essa luta!