Universidade ParaTodos: a volta por cima nos rumos da educação! – por Camila Pedrosa

Nos últimos tempos, o país viveu um de seus piores momentos da História recente, o que consequentemente fez com que enfrentássemos o desafio gigantesco de retomada dos rumos do Brasil. Essa retomada, por sua vez, perpassou por muitos lugares, pessoas, grupos sociais e coletivos, mas de forma muito acentuada, pela juventude e pelos estudantes, que tiveram papel fundamental e expressivo no combate a tudo que o ex-Governo Bolsonaro e seus projetos antidemocráticos e autoritários representam.

Os estudantes, das mais diversas instituições de ensino do país, com suas bandeiras e lutas, organizaram-se nas ruas, praças, universidades, diretórios centrais, centros acadêmicos, dentro e fora das salas de aula, e, sob a liderança da União Nacional dos Estudantes, entidade histórica com mais de 80 anos de luta, derrotaram, entre outros, o projeto de sucateamento do ensino público brasileiro promovido por um governo de extrema-direita.

Nessa perspectiva, os estudantes lutaram incansavelmente para que a universidade voltasse a ser pintada com a cara do povo, bem como ser amplamente inclusiva. Assim então, a luta das universidades privadas se tornou fundamental no processo de redemocratização do ensino, defendendo a permanência e a ampliação de programas que se consolidaram ao longo do tempo como instrumentos imprescindíveis para a entrada do filho do trabalhador nestas Universidades, como o FIES e o PROUNI, que foram tão desvalorizados ao longo dos últimos anos, como também a assistência e permanência estudantil até a conclusão do ensino superior. 

Com isso, a missão permanente dos estudantes que pautam a Universidade Privada cada vez mais plural, democrática e inclusiva, ParaTodos e ParaTodas, é reafirmada em todos os espaços possíveis, uma vez que a tarefa é constante e não se finda ao derrotar o ex-Governo Bolsonaro. É imprescindível construir, cada vez mais, o espaço que o estudante quer e precisa pra entrar, permanecer e concluir com dignidade o ensino superior.

Seguiremos ocupando as ruas, redes, praças e os rincões desse País para defender a Educação que sonhamos para o nosso povo, sempre na luta por uma Universidade democrática, plural e com dignidade Para Todos e Para Todas! 

Posts Relacionados